Doutrina Espírita

Abaixo, links para as cinco obras básicas do Espiritismo, de duas obras publicadas após o desencarne de Allan Kardec e os doze anos das Revistas Espíritas publicadas por ele. Por meio delas é possível conhecer, estudar e entender o que é a Doutrina Espírita, codificada por Kardec e ditada pelos Espíritos Superiores.

Clique nas imagens para fazer o download gratuito!

O LIVRO DOS ESPÍRITOS (1857)

Dos livros fundamentais que compõem o Espiritismo, este foi o primeiro, reunindo os ensinos dos Espíritos Superiores. Foi escrito por ordem e mediante ditado de Espíritos superiores, para estabelecer os fundamentos de uma filosofia racional, isenta dos preconceitos do espírito de sistema. É o marco inicial que trouxe uma profunda repercussão no pensamento e na visão de vida de considerável parcela da Humanidade, desde 1857, data da primeira edição francesa. Já na segunda edição em março de 1860, totalmente ampliada, estruturado em quatro partes, onde cada uma destas deu origem outros livros e contendo 1.019 perguntas didaticamente formuladas por Kardec, onde o mesmo comenta de uma forma lógica e racional, sob os aspectos científico, filosófico e moral. Independentemente de crença ou convicção religiosa, a leitura de “O Livro dos Espíritos” será de imenso valor para todos, porque trata de Deus, da imortalidade da alma, da natureza dos Espíritos, de suas relações com os homens, das leis morais, da vida presente, da vida futura e do porvir da Humanidade, assuntos de interesse geral e de grande atualidade.

O LIVRO DOS MÉDIUNS (1861)

“O Livro dos Médiuns ou guia dos médiuns e dos evocadores” reuni todos os dados que uma longa experiência e conscienciosos estudos nos permitiram colher elementos para esse guia seguro. Origina-se da II parte de O Livro dos Espíritos, onde traz um ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na prática do Espiritismo”. Apresenta ainda, na parte final, precioso vocabulário básico espírita. De leitura e consulta indispensável para os espíritas, será sempre uma preciosa fonte de conhecimento também para qualquer pessoa indagadora e atenta ao fenômeno mediúnico, que se manifesta crescentemente no mundo inteiro, dentro ou fora das atividades espíritas. Sendo os homens parte integrante do intercâmbio entre os dois planos da vida o material e o espiritual, o melhor é que conheçamos, e bem, os mecanismos desse relacionamento. “O Livro dos Médiuns” é o manual mais seguro para todos os que se dedicam às atividades de comunicação com o Mundo Espiritual.

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO (1864)

“O Evangelho segundo o Espiritismo” é um dos livros fundamentais que constituem o corpo doutrinário do Espiritismo originado da parte III de O Livro dos Espíritos. “O Evangelho segundo o Espiritismo” é o ensino moral do Cristo Jesus para os cristãos de qualquer crença, desenvolvido pelos Espíritos de Superiores em comunicações mediúnicas recolhidas, organizadas, comentadas e trazidas a público por Allan Kardec. Se o leitor é cristão, leia com aplicação o ensino moral do Mestre Jesus para a Humanidade e dê-se conta de conteúdos que talvez nunca antes tenha percebido, ou compreendido plenamente. Se não é cristão, mas um espírito indagador, leia com respeito a orientação desse Espírito das mais altas esferas, dada há dois mil anos e sempre atual, é uma luz mais brilhante que vem clarear a vossa marcha.

O CÉU E O INFERNO (1865)

Esta obra fundamental que discute mais afundo a IV parte de O Livro dos Espíritos e tem como principal escopo, explicar a Justiça Divina segundo o Espiritismo. Objetiva demonstrar a imortalidade do Espírito e a condição que ele usufruirá no Mundo Espiritual, como consequência de seus próprios atos. Divide-se em duas partes: A primeira, estabelece um exame comparado das doutrinas religiosas sobre a vida após a morte. Mostra fatos como a morte de crianças, seres nascidos com deformações, acidentes coletivos e uma gama de problemas que só a imortalidade da alma e a reencarnação explicam satisfatoriamente. Kardec procura elucidar e desmitificar temas como: anjos, céu, demônios, inferno, penas eternas, purgatório, temor da morte, a proibição mosaica sobre a evocação dos mortos, etc. Apresenta, também, a explicação espírita contrária à doutrina das penas eternas e ainda um Código penal da vida futura. A segunda parte, resultante de um trabalho prático, reúne exemplos acerca da situação da alma durante e após a desencarnação. São depoimentos de criminosos arrependidos, de espíritos endurecidos, de espíritos felizes, medianos, sofredores, suicidas e em expiação terrestre.

A GÊNESE (1868)

Das cinco obras fundamentais mais conhecida é a que por último foi lançada, originada da I parte de O Livro dos Espíritos é um livro que, conhecido e estudado, proporciona uma oportunidade excepcional de imersão em grandes temas de interesse universal, abordados de forma lógica, racional e reveladora. Divide-se em três partes: Na primeira parte, analisa a origem do planeta Terra, de forma coerente, fugindo às interpretações misteriosas e mágicas sobre a criação do mundo; em sua segunda parte, aborda a questão dos milagres, explicando a natureza dos fluidos e os fatos extraordinários contidos no Evangelho; na terceira parte enfoca as predições do Evangelho, os sinais dos tempos e a geração nova, que marcará um novo tempo no Mundo com a prática da justiça, da paz e da fraternidade. Os assuntos apresentados nos dezoito capítulos desta obra têm como base a imutabilidade das grandiosas Leis Divinas.

OBRAS PÓSTUMAS

Não é uma obra cunhada por Allan Kardec como o próprio nome a define. É Obra publicada após a desencarnação de Allan Kardec, editada por Pierre-Gaëtan Leymarie, editada e publicada em janeiro de 1890 pela Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, Paris, França.Trata-se de uma compilação de escritos de Allan Kardec pelos dirigentes da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. A epígrafe da obra reza: "É preciso propagar a Moral e a Verdade".

Reúne importantes registros historiógrafos deixados por Allan Kardec, acerca de pontos doutrinários e fundamentação do Espiritismo, divide-se este trabalho em duas grandes partes. A primeira aborda assuntos como: caráter e consequências religiosas das manifestações dos Espíritos; as cinco alternativas da Humanidade; questões e problemas; as expiações coletivas; liberdade, igualdade, fraternidade; música espírita; a morte espiritual; a vida futura A segunda inclui apontamentos em torno da iniciação espírita e o roteiro missionário de Kardec, assim como uma “exposição de motivos”, apresentada na “Constituição do Espiritismo”, como precioso legado do mestre lionês às sociedades espíritas do futuro.

O QUE É O ESPIRITISMO (1859)

O que é o Espiritismo? Esta brochura, de uma centena de páginas somente, contém sumária exposição dos princípios da Doutrina Espírita, um apanhado geral desta, permitindo ao leitor apreender-lhe o conjunto dentro de um quadro restrito. Em poucas palavras ele lhe percebe o objetivo e pode julgar do seu alcance. Aí se encontram, além disso, respostas às principais questões ou objeções que os novatos se sentem naturalmente propensos a fazer. Esta primeira leitura, que muito pouco tempo consome, é uma introdução que facilita um estudo mais aprofundado.

coleção completa

REVISTA ESPÍRITA

Variada coletânea de fatos, de explicações teóricas e de trechos isolados, que completam o que se encontra nas duas obras precedentes, formando-lhes, de certo modo, a aplicação. Sua leitura pode fazer-se simultaneamente com a daquelas obras, porém, mais proveitosa será, e, sobretudo, mais inteligível, se for feita depois de O Livro dos Espíritos.

Isto pelo que nos diz respeito. Os que desejem tudo conhecer de uma ciência devem necessariamente ler tudo o que se ache escrito sobre a matéria, ou, pelo menos, o que haja de principal, não se limitando a um único autor. Devem mesmo ler o pró e o contra, as críticas como as apologias, inteirar-se dos diferentes sistemas, a fim de poderem julgar por comparação.